sexta-feira, 19 de outubro de 2012


PROJETO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA


Justificativa:

            Educação de qualidade é uma busca constante das instituições de ensino. Para que isso não seja apenas uma simples fantasia, são necessárias ações abalizadas que promova harmonia, democracia e trabalho em equipe, priorizando a formação docente.
            A ação do Coordenador Pedagógico é de suma importância, promovendo a integração aluno-professor-coordenador, nessa perspectiva, devemos identificar as necessidades dos docentes e com eles encontrar soluções cabíveis que priorizem um trabalho educacional de qualidade. Esse trabalho deverá ser desenvolvido pelo Coordenador Pedagógico. Ressaltando o que diz Paulo Freire “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes”.
Esse profissional deverá romper barreiras e acreditar em sua equipe, possibilitando que os mesmos se vejam como seres críticos, capazes de revolucionar, criar, incentivar e despertar nos educandos possibilidade de ir além do imaginado ou até mesmo do sonhado. Esse trabalho acontecerá com a colaboração de todos. Consciente do meu ofício me proponho a estar preparada para mudanças e estarei ponta a motivar minha equipe, trabalhando de forma democrática, realizando constantes reflexões para enriquecimento de minha prática pedagógica.
Conforme Chavenato (199, p.101) não se trata mais de administrar pessoas, mas de administrar com as pessoas.
Este plano servirá de auxilio para que não se perca o foco, visando o pleno desenvolvimento do trabalho didático-pedagógico, o mesmo tem a função de trazer reflexões sobre sua própria pratica para superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem.

Objetivos Gerais:

Ø    Exercer uma gestão democrática;
Ø    Desenvolver auto-estima dos professores, funcionários e educandos;
Ø    Enriquecer o processo de ensino e aprendizagem;
Ø    Conquistar o apoio da família;
Ø    Despertar o interesse, criatividade e autonomia dos educadores e educandos;
Ø    Estabelecer parcerias com a comunidade;

Objetivos Específicos:

Ø    Elaborar plano de ação pedagógica;
Ø    Orientar no preenchimento dos diários de classe;
Ø    Orientações individuais à equipe de educadores;
Ø    Análise dos semanários;
Ø    Visitas frequentes as salas;
Ø    Análise dos relatórios;
Ø    Promover HTPC's;
Ø    Propor reuniões para elaboração dos projetos;
Ø    Acompanhamento e avaliação dos projetos;
Ø    Promover dinâmicas em grupo;
Ø    Promover e participar das reuniões de pais e professores;
Ø    Incentivar troca de informações e experiências entre todo corpo docente;
Ø    Pesquisar assuntos que possam atender as necessidades do corpo docente;
Ø    Elaboração do planejamento anual;
Ø    Assistência à direção;
Ø    Seleção de conteúdos para estudos em grupo;

Avaliação:

A avaliação será realizada de forma progressiva, pois vale ressaltar que os resultados surgirão de acordo com a integração da equipe escolar (direção, coordenação e corpo docente).
Através da auto avaliação, observações constantes, registros, reflexões, relatórios, conversas, fotos, portfólios poderemos avaliar se os objetivos foram alcançados.

Período de execução

Durante todo o ano letivo de 2012.

 Conclusão:

Para alcançarmos o objetivo desse plano contaremos com apoio, comprometimento e profissionalismo de todos. Sabemos que não se trata de uma missão impossível, porém será necessário apoio na direção, aceitação e colaboração dos professores. Assim alcançaremos não apenas o que pretendemos, mas romperemos barreiras e alcançaremos o imaginado com muita dedicação e carinho.

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